Composição da Banca

Composição da Banca 
 
Bancas de Exame de Qualificação
Compõem a banca de qualificação o(a) orientador(a), 2 membros titulares e 1 suplente. Os membros podem ser internos ou externos.
 
Bancas de Defesa de Mestrado
*Válido para bancas aprovadas a partir de julho de 2022.
A Comissão Julgadora da dissertação de Mestrado será constituída por 3 (três) avaliadores titulares, sendo um deles o(a) orientador(a).

Na comissão julgadora, é obrigatória a participação de um (01) membro titular externo à Unifesp e ao PECMA. A Comissão Julgadora da dissertação de Mestrado deverá ter 1 (um) membro suplente interno e 1 (um) membro suplente externo.

É considerado membro externo docentes que não atuam na Unifesp. Membros de outros PPGs ou de outras unidades da Unifesp são considerados membros internos.

Pedido de aprovação da Banca (Qualificação e Defesa)

Pedido de aprovação da Banca
 
Exame de Qualificação - deve ser solicitado com 30 dias de antecedência (mínimo)
 
A aprovação da banca de qualificação é realizada mediante aprovação da CEPG do PECMA.*
 
- Formulário de aprovação da Banca devidamente preenchido e assinado. Disponível aqui.
- Histórico (não precisa estar assinado) com o créditos exigidos para o exame de qualificação;
- Documentação relacionada ao Comitê de Ética:
a) CEPpara pesquisas que envolvam seres humanos/ CEUApara pesquisas que envolvam animais, devidamente aprovado ou
b) Declaração de Responsabilidade, para pesquisas que não envolvam seres humanos, devidamente assinada pelo orientador(a) e chefe de depto.
A Declaração está disponível no SEI com o nome: DECLARAÇÃO_PROJ. PESQ. SEM ENVOLV.HUMANOS/ VERTEBS. O(a) orientador(a) deve abrir processo no SEI, na área do seu departamento, procurar pela declaração acima, preencher, assinar e solicitar assinatura da chefia.
- Certificado do PAD (no caso de alunos bolsistas CAPES);
- Proficiência em inglês;
- Proficiência em Português (no caso de alunos estrangeiros);
- Todos os documentos em um único arquivo.
 
Defesa de Mestrado - deve ser solicitado com 60 dias de antecedência (mínimo)
 
A aprovação da banca de defesa é realizada mediante aprovação da CEPG do PECMA, da Câmara de Pós-Graduação do Campus Diadema e homologação do Conselho de Pós-Graduação da Unifesp.*
 
- Formulário de aprovação da Banca devidamente preenchido e assinado. Novo modelo disponível aqui;
- Histórico (não precisa estar assinado) constando os créditos exigidos;
- Relatório de similaridade;
- A solicitação de validação dos créditos complementares devem ser realizada uma única vez, em até 60 dias antes do período de defesa;
- Documentação relacionada ao Comitê de Ética:
a) CEPpara pesquisas que envolvam seres humanos/ CEUApara pesquisas que envolvam animais, devidamente aprovado ou
b) Declaração de Responsabilidade, para pesquisas que não envolvam seres humanos, devidamente assinada pelo orientador(a) e chefe de depto.
A Declaração está disponível no SEI com o nome: DECLARAÇÃO_PROJ. PESQ. SEM ENVOLV.HUMANOS/ VERTEBS. O(a) orientador(a) deve abrir processo no SEI, na área do seu departamento, procurar pela declaração acima, preencher, assinar e solicitar assinatura da chefia.
- Certificado do PAD ( no caso de alunos bolsistas CAPES);
- Proficiência em inglês ou Português ( no caso de alunos estrangeiros);
- Diploma de graduação / mestrado (de acordo com o caso);
- Todos os documentos em um único arquivo.

Encaminhamento dos Documentos

Os documentos acima deverão ser encaminhados à Secretaria do Pecma por e-mail, que encaminhará à CEPG.

Da aprovação pela CEPG do PECMA

A CEPG deverá comunicar à Secretaria do deferimento ou indeferimento do pedido.
 
 
*O(a) aluno(a) deve observar as datas das reuniões que ocorrem cada colegiado, para a submissão dos pedidos nos prazos exigidos.
 

Reunião de Colegiados

Reuniões CEPG - PECMA - 1a terça-feira do Mês
Reuniões Câmara de Pós-Graduação do Campus Diadema - a ser definida
Reuniões do Conselho de Pós Graduação - última quinta feira do mês  (sujeito à  modificação caso necessário)
 
CALENDÁRIO DE REUNIÕES DA CEPG DO PECMA 2023:

Mês

Data de Fechamento da Pauta (prazo máximo para envio da documentação)

Dia do mês que ocorre reunião

Fevereiro

31 de janeiro

7

Março

28 de fev

7

Abril

28 de março

4

Maio

25 de abril

2

Junho

30 de maio

6

Julho

27 de junho

4

Agosto

25 de julho

1

Setembro

29 de agosto

5

Outubro

26 de setembro

3

Novembro

31 de outubro

7

Dezembro

28 de novembro

5

 

Procedimentos para assinatura da ata

Todas os exames de quallificação e  bancas de defesa, realizadas de modo presencial ou remoto, devem realizar o procedimento de assinatura da ata pelo sistema SEI da Unifesp.

a) A secretaria do PECMA é responsável por abrir o processo destinado ao exame de qualificação ou defesa, na área do PPG PECMA (PROECMA - DIA).

b) O processo SEI contém:

- A ata de defesa, que deve ser editada pelo(a) orientador(a) e assinada por todos os membros da banca e pelo orientador(a).

- A declaração de participação dos membros do exame ou banca, que é assinada posteriormente pelo coordenador(a) do PPG. 

Tutorial para convidados externos à Unifesp acessarem o SEI:

a) A pessoa deve realizar o cadastro de Usuário Externo, disponível no link aqui.

b) Acesse o tutorial completo para cadastro de membros externos no SEI.

c) Após a realização do cadastro, enviar email para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tutorial para assinatura da ata

a) Membros internos à Unifesp

Tutoria SEI1

Importante: Sequência de ações no SEI

a) O(a) orientador(a),  presidente da banca, deve indicar se o estudante foi aprovdo ou reprovado e fazer as observações da banca. Para isso, utilizar o icone pergaminho.

b) O(a) orientador(a) assina a ata

c) Os demais membros internos assinam.

d) O membro externo assina por último.

Procedimentos após a defesa

Após a defesa do mestrado o pós-graduando deve observar os procedimentos indicados neste comunicado: Procedimentos pós-defesa (atualizado em 18/10/2021)
Procedimentos para assinatura de membros externos no SEI: Procedimentos para membros externos
Formulário de Incorporação de Sugestões: Incorporação de Sugestões 
Termo de autorização - Biblioteca: Termo Biblioteca Diadema 
Solicitação de Diploma - procedimentos: Diploma Solicitação
Autorização para Emissão de Diploma: Autorização para emissão do diploma 
Peticionamento : Manual do Aluno
 

Fluxo para o depósito de Teses e Dissertações no âmbito da Pós-Graduação da Unifesp

Acessar link com as instruções normativas